Conheça nossos Projetos

 

Marillac Solidário

O Projeto Marillac Solidário nasceu da preocupação de nossa comunidade educativa com as crianças que no período de natal não recebem presentes.

Daí surgiu a iniciativaz do projeto de voluntariado educativo onde nossos alunos arrecadam brinquedos durante o ano para doá-los às instituições de atendimento a crianças carentes possibilitando a interação e convivência de nossos alunos com aqueles para os quais dedicaram seu tempo durante o ano letivo.

   


O Selo Escola Solidária é uma realização do Instituto Faça Parte em parceria com MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco, OEI e Unicef e acontece a cada dois anos.

 

Diário de Tonzinho

O Projeto tem como objetivo o desenvolvimento do hábito saudável da leitura e escrita, interpretação e compreensão de texto e mundo, do respeito ao diferente e valorização da vida através de registros em um diário tendo como personagem principal o boneco Tonzinho (boneco símbolo da Campanha Teleton da AACD).

Diário de Tonzinho foi reconhecido pela AACD – Assoc. de Assist. à Criança Deficiente como projeto que promove respeito às diferenças e envolvimento de estudantes em ações sociais, conscientizando a comunidade educativa no espírito de solidariedade à causa da deficiência física no Brasil.

A AACD nos concedeu a honra de sermos a primeira escola Embaixadora da Corrente do Bem, campanha que arrecada doações em escolas e estabelecimentos comerciais de todo o Brasil no triênio 2010-2012, sendo nosso aluno Denis Araújo da Silva a criança símbolo da campanha.

O Diário de Tonzinho foi reconhecido pelo Instituto Faça Parte como iniciativa que desenvolve o voluntariado educativo e o senso de solidariedade.

 

   

 

O Selo Escola Solidária é uma realização do Instituto Faça Parte em parceria com MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco, OEI e Unicef e acontece a cada dois anos.

 

Inclusão de Alunos Surdos

O Colégio Luiza de Marillac, a partir de 2011, acolhe jovens estudantes Surdos no Ensino Médio. Para tanto, conta com a assessoria técnica da Derdic – Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação, da PUC-SP, para que este trabalho seja feito de maneira correta e competente, já que tais jovens possuem língua e cultura diferentes.

O objetivo do projeto é oferecer condições para que os jovens Surdos possam atuar na sociedade em condições semelhantes àquelas de pessoas ouvintes, proporcionando um real estudo e aprendizado a partir de sua realidade sem que o fato de serem surdos seja empecilho para a convivência social e desenvolvimento de suas capacidades e habilidades.

A integração social merece destaque por ser uma das grandes preocupações na realização do projeto, assim, estabelecemos a Língua Brasileira de Sinais, canal de comunicação entre surdos e ouvintes, como componente de nosso currículo do 9º Ano do Ensino Fundamental até a 3ª Série do Ensino Médio.

Clique aqui e veja o vídeo sobre o projeto

Atendimento Psicopedagógico

Em parceria com a Faculdade de Educação – Pós-graduação em Psicopedagogia, da PUC-SP, desenvolvemos atividades semanais de assistência psicopedagógica aos alunos com o objetivo de oferecer-lhes mecanismos de superação dos impedimentos da aprendizagem escolar.

Orientação Profissional

Em parceria com a Faculdade de Psicologia, da PUC/SP, a Orientação Educacional do Marillac realiza, de maneira dinâmica, atendimento de alunos da 3ª série do Ensino Médio com objetivo de auxiliá-los na escolha profissional de forma sensível e consciente, baseada na reflexão sobre si mesmo, do acesso à informação atualizada e da construção de um projeto de futuro.

Mostra Cultural

O projeto tem como eixo temático ou o tema da Campanha da Fraternidade de cada ano ou o tema do ano da UNESCO, sendo estruturado e realizado de forma interdisciplinar, explorando o compromisso com a valorização da vida, expondo e apresentando à comunidade educativa as pesquisas e trabalhos científicos realizados pelos alunos.

 

Dia da Família

O Projeto Dia da Família tem por objetivo oferecer momentos especiais para a integração e participação das famílias no dia a dia da escola. As atividades são organizadas de acordo com os temas: integração, celebração, cultural e caminhada.

Escola de Pais

Com o objetivo de estabelecermos vínculos na imprescindível parceria “escola-pais / pais-escola”, o projeto traz, para reflexão e debate, temas impactantes e relevantes na educação de nossos alunos.

 

Habilidades de Vida

Habilidades de vida são competências sociais e emocionais, que se desdobram em atitudes, valores e comportamentos que podem ser aprendidos e experimentados na relação com o outro e com o espaço seja na escola, na cidade ou na família. E mais ainda: são tão importantes quanto as habilidades cognitivas, mas que nem sempre são valorizadas ou sequer trabalhadas na escola de forma organizada e sistemática.

O Projeto é desenvolvido pelo Marillac, em parceria com a Eleva Educação, e está organizado para que nos três primeiros anos (do 1º ao 3º Ano) do Ensino Fundamental, os alunos entrem em contato com o mundo das emoções e sentimentos, descobrindo-se em pequenas questões, como “O que é raiva?”, “E tristeza?”, “O que fazer quando me sinto assim?”. O autoconhecimento, autocontrole, empatia e relacionamento resultantes são fundamentais para o desenvolvimento da inteligência emocional necessária à essa fase da vida. Por sua vez, do 4º ao 9º Ano, o currículo de Habilidades de Vida se baseia no ensino de seis habilidades: três de caráter pessoal (pensamento crítico, proatividade e perseverança) e três coletivas (comunicação, colaboração e curiosidade).

No 4º e 5º Ano, os hábitos associados às habilidades estão ligados ao entendimento delas. No 6º e 7º Ano, o objetivo passa ser a reflexão sobre elas. Finalmente, no 8º e 9º Ano, o aluno será instigado a agir. O objetivo é que, ao final do Ensino Fundamental, o aluno tenha internalizado os 18 hábitos do currículo de Habilidades de Vida.

Seja amigo da Natureza!

O projeto tem como objetivo divulgar os males causados pelo descarte de óleo vegetal saturado na rede de esgotos e de pilhas e baterias em lixos comuns além de promover campanhas permanentes de recebimento desses materiais para toda a comunidade educativa, dando destino adequado a eles.