Conheça nossos Projetos

 

Concurso Literário

Os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio participam do concurso realizado no 1º trimestre letivo com propostas de temas distintos para cada uma das turmas. As produções passam, num primeiro momento, pela avaliação do(a) professor(a) de Língua Portuguesa da turma que resulta em uma nota (de zero a dez) computada nas atividades avaliativas do trimestre. As melhores produções (seguindo critérios estabelecidos pela equipe da área e coordenação pedagógica) seguem para a segunda etapa do concurso, quando são avaliadas por uma banca composta por 2 (dois) professores e o(a) coordenador(a) pedagógico(a), quando as 3 (três) melhores produções, estabelecendo os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada turma compõem um caderno/livro do concurso anual, que conta com evento de premiação e manhã/noite de autógrafos, momento em que a comunidade educativa se reúne para homenagear os alunos produtores das melhores redações do ano.

Desafio de Matemática

Os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio participam do Desafio colaborativo de Matemática com equipes compostas por 3 (três alunos) da mesma turma, no 2º trimestre letivo. Os resultados obtidos pelas equipes são analisados pelo(a) professor(a) de Matemática de cada turma que resulta em uma nota (de zero a dez) computada nas atividades avaliativas do trimestre. As 3 (três) melhores equipes de cada turma recebem certificados e medalhas e as primeiras colocadas (uma do EFII e uma do EM) recebem ingressos para uma atividade extraclasse em um "Escape Game" (jogo que desafia o poder de raciocínio, criatividade e perspicácia dos participantes). Obs.: Utilizar logomarca do projeto para ilustrar

Cine Marillac

O projeto oferece aos alunos do Ensino Médio, no contraturno do horário letivo, uma aula semestral de contextos históricos, políticos e sociais por meio da sétima arte. Um filme ou documentário é escolhido pelos professores da área de Humanas que após a exibição, é debatido por uma mesa composta por alguns dos professores do ciclo e seus alunos sobre o que foi exibido na telona.

Meu Livro

Com o objetivo principal de estimular a escrita e a leitura dos alunos do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, assim como o “Concurso Literário”, os alunos produzem no primeiro trimestre letivo conteúdo para elaboração de livro que é organizado e impresso em parceria entre o Marillac e gráfica especializada. O “Meu Livro” será único e exclusivo de cada um dos alunos das turmas envolvidas e também conta com evento manhã/noite de autógrafos.

Marillac Solidário

O Projeto Marillac Solidário nasceu da preocupação de nossa comunidade educativa com as crianças que no período de natal não recebem presentes.

Daí surgiu a iniciativaz do projeto de voluntariado educativo onde nossos alunos arrecadam brinquedos durante o ano para doá-los às instituições de atendimento a crianças carentes possibilitando a interação e convivência de nossos alunos com aqueles para os quais dedicaram seu tempo durante o ano letivo.

   


O Selo Escola Solidária é uma realização do Instituto Faça Parte em parceria com MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco, OEI e Unicef e acontece a cada dois anos.

 

Inclusão de Alunos Surdos

O Colégio Luiza de Marillac, a partir de 2011, acolhe jovens estudantes Surdos no Ensino Médio. Para tanto, conta com a assessoria técnica da Derdic – Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação, da PUC-SP, para que este trabalho seja feito de maneira correta e competente, já que tais jovens possuem língua e cultura diferentes.

O objetivo do projeto é oferecer condições para que os jovens Surdos possam atuar na sociedade em condições semelhantes àquelas de pessoas ouvintes, proporcionando um real estudo e aprendizado a partir de sua realidade sem que o fato de serem surdos seja empecilho para a convivência social e desenvolvimento de suas capacidades e habilidades.

A integração social merece destaque por ser uma das grandes preocupações na realização do projeto, assim, estabelecemos a Língua Brasileira de Sinais, canal de comunicação entre surdos e ouvintes, como componente de nosso currículo do 9º Ano do Ensino Fundamental até a 3ª Série do Ensino Médio.

Clique aqui e veja o vídeo sobre o projeto

Atendimento Psicopedagógico

Em parceria com a Faculdade de Educação – Pós-graduação em Psicopedagogia, da PUC-SP, desenvolvemos atividades semanais de assistência psicopedagógica aos alunos com o objetivo de oferecer-lhes mecanismos de superação dos impedimentos da aprendizagem escolar.

Orientação Profissional

Em parceria com a Faculdade de Psicologia, da PUC/SP, a Orientação Educacional do Marillac realiza, de maneira dinâmica, atendimento de alunos da 3ª série do Ensino Médio com objetivo de auxiliá-los na escolha profissional de forma sensível e consciente, baseada na reflexão sobre si mesmo, do acesso à informação atualizada e da construção de um projeto de futuro.

Mostra Cultural

O projeto tem como eixo temático ou o tema da Campanha da Fraternidade de cada ano ou o tema do ano da UNESCO, sendo estruturado e realizado de forma interdisciplinar, explorando o compromisso com a valorização da vida, expondo e apresentando à comunidade educativa as pesquisas e trabalhos científicos realizados pelos alunos.

 

Dia da Família

O Projeto Dia da Família tem por objetivo oferecer momentos especiais para a integração e participação das famílias no dia a dia da escola. As atividades são organizadas de acordo com os temas: integração, celebração, cultural e caminhada.

Escola de Pais

Com o objetivo de estabelecermos vínculos na imprescindível parceria “escola-pais / pais-escola”, o projeto traz, para reflexão e debate, temas impactantes e relevantes na educação de nossos alunos.

 

LIV – Laboratório Inteligência de Vida

O Projeto LIV – Laboratório Inteligência de Vida, possui um currículo de inteligência emocional e competências socioemocionais que se desdobram em atitudes, valores e comportamentos que podem ser aprendidos e experimentados na relação com o outro e com o espaço seja na escola, na cidade ou na família. E mais ainda: são tão importantes quanto as habilidades cognitivas, mas que nem sempre são valorizadas ou sequer trabalhadas na escola de forma organizada e sistemática.

O Projeto é desenvolvido pelo Marillac, em parceria com a Eleva Educação, e está organizado para que na Educação Infantil e nos três primeiros anos (do 1º ao 3º Ano) do Ensino Fundamental os alunos entrem em contato com o mundo das emoções e sentimentos, descobrindo-se em pequenas questões, como “O que é raiva?”, “E tristeza?”, “O que fazer quando me sinto assim?”. O autoconhecimento, autocontrole, empatia e relacionamento resultantes são fundamentais para o desenvolvimento da inteligência emocional necessária à essa fase da vida. Por sua vez, do 4º ao 9º Ano, o currículo do LIV se baseia no ensino de seis habilidades: três de caráter pessoal (pensamento crítico, proatividade e perseverança) e três coletivas (comunicação, colaboração e curiosidade).

No 4º e 5º Ano, os hábitos associados às habilidades estão ligados ao entendimento delas. No 6º e 7º Ano, o objetivo passa ser a reflexão sobre elas. Finalmente, no 8º e 9º Ano, o aluno será instigado a agir. O objetivo é que, ao final do Ensino Fundamental, o aluno tenha internalizado os 18 hábitos do currículo do LIV – Laboratório Inteligência de Vida.

Seja amigo da Natureza!

O projeto tem como objetivo divulgar os males causados pelo descarte de óleo vegetal saturado na rede de esgotos e de pilhas e baterias em lixos comuns além de promover campanhas permanentes de recebimento desses materiais para toda a comunidade educativa, dando destino adequado a eles.