Pegadas Pré-Históricas

Ubuntu

Um antropólogo comprou uma porção de guloseimas, pôs tudo num cesto, fez um laço de fita e o deixou sob uma árvore. Tendo chamado as crianças, combinou que, ao seu comando, elas deveriam correr para pegar o cesto; quem chegasse primeiro ganharia todo o seu conteúdo. As crianças se posicionaram na ‘linha de largada’ e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse “Já!”, instantaneamente todas as crianças deram as mãos e caminharam unidas em direção ao cesto. Então distribuíram os doces entre si e todos ficaram felizes. O antropólogo foi ao encontro das crianças e perguntou por que tinham agido daquela maneira, se apenas uma poderia ficar com tudo o que havia no cesto. Elas simplesmente responderam: ‘Ubuntu! Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?’. A palavra Ubuntu possui alguns significados: ‘Se um não é feliz então ninguém é feliz’; ‘sou o que sou pelo que nós somos’ e ‘se um não pode ninguém pode’!

UBUNTU é uma filosofia africana que foca nas alianças e relacionamento entre as pessoas. É tido como um conceito tradicional africano. Uma tentativa de tradução para a língua portuguesa poderia ser ‘humanidade para com os outros’. Outra tradução poderia ser ‘a crença no compartilhamento que conecta toda a humanidade ou, ainda, “Sou o que sou pelo que nós somos”.

A turma do 1º ano vivenciou essa experiência, mas primeiro competiram pelos doces, depois, conhecendo a história, o “ganhador” dividiu tudo com seus colegas.

Foi um momento muito importante e gostoso, onde o dividir teve uma importância diferente e muito significativa.... UBUNTU PRA VOCÊ!

 

 

 

 

AGENDE UMA VISITA

Deseja conhecer a estrutura e a metodologia de ensino do Marillac?