Pegadas Pré-Históricas

Projeto Habilidades de Vida

Com grande satisfação e alegria, a partir deste ano, iniciamos o Projeto Habilidades de Vida, da Eleva Plataforma de Ensino, em nosso colégio.

Habilidades de vida são competências sociais e emocionais, que se desdobram em atitudes, valores e comportamentos que podem ser aprendidos e experimentados na relação com o outro e com o espaço seja na escola, na cidade ou na família. E mais ainda: são tão importantes quanto as habilidades cognitivas, mas que nem sempre são valorizadas ou sequer trabalhadas na escola de forma organizada e sistemática.

Os novos caminhos apontam para uma educação socioemocional, que leva em consideração as expectativas do aluno e o prepara para enfrentar os desafios que não estão descritos nos livros didáticos: os da vida. Nesse contexto, introduzimos na grade curricular uma aula específica de Habilidades de Vida. Nela trabalharemos as habilidades socioemocionais que comprovadamente contribuem para a formação integral do ser humano e impactam de modo positivo o sucesso pessoal e profissional dos alunos.

Nos três primeiros anos (do 1º ao 3º Ano) do Ensino Fundamental, os alunos entram em contato com o mundo das emoções e sentimentos, descobrindo-se em pequenas questões, como “O que é raiva?”, “E tristeza?”, “O que fazer quando me sinto assim?”. O autoconhecimento, autocontrole, empatia e relacionamento resultantes são fundamentais para o desenvolvimento da inteligência emocional necessária à essa fase da vida.

Por sua vez, do 4º ao 9º Ano, o currículo de Habilidades de Vida se baseia no ensino de seis habilidades: três de caráter pessoal (pensamento crítico, proatividade e perseverança) e três coletivas (comunicação, colaboração e curiosidade).

Temos certeza que o Projeto Habilidades de Vida transformará a vida de nossos alunos e o nosso colégio para melhor. #SouMarillac

 

 

 

 

AGENDE UMA VISITA

Deseja conhecer a estrutura e a metodologia de ensino do Marillac?