Pegadas Pré-Históricas

Lançamento LIV – Laboratório Inteligência de Vida

O Lançamento do LIV – Laboratório Inteligência de Vida, foi muito especial para todos da Eleva Educação, nossa parceira institucional, assim como para todos nós do Marillac que acreditamos no desenvolvimento de habilidades socioemocionais como fundamentais para a realização dos sonhos de nossos alunos e, por consequência, a felicidade deles. 

O evento, realizado na cidade do Rio de Janeiro, no início do mês de julho, contou com a presença de mais de 400 educadores de todo o Brasil que participaram de dinâmicas, discussões sobre a importância do desenvolvimento de habilidades socioemocional na cultura da escola, convidados de peso no assunto e muita troca de experiências e aprendizados. Marcio Cohen, vice-presidente do grupo Eleva Educação, abriu o evento explicando a importância do socioemocional e como ele deve permear cada vez mais a cultura da escola.

A atração principal ficou por conta de Paul Tough, especialista em educação, jornalista do New York Times e autor do best seller “Como as crianças aprendem”. Ele colocou em debate o atual paradigma da educação e questionou o valor dado à ideia de que uma criança bem-sucedida é aquela capaz de memorizar todo o conteúdo transmitido na sala de aula. “Associamos sucesso a inteligência”, diz ele. “Mas as pesquisas provam que estamos errados. Não desenvolvemos em nossas crianças o que realmente faz diferença: as competências socioemocionais.”

Blandina Franco, autora de livros infantis e José Carlos Lollo, ilustrador, contaram como foi criar os personagens Tomás, Geraldo e Fernanda – os quais balizam parte das aulas de Inteligência Emocional do infantil ao 3º Ano do fundamental.

Caio Lo Bianco, um dos responsáveis pelo LIV, detalhou um dos grandes diferenciais do projeto: desenvolver educação socioemocional com um currículo que dialoga com os interesses dos alunos. “Para manter os alunos engajados, nós trabalhamos com diversas atividades a partir de referências deles. Por exemplo, no Infantil e Ensino Fundamental I, os alunos são acompanhados por personagens como o Tomás, o Geraldo e a Fernanda que, ao longo de suas histórias, vivem, sentem e se relacionam com eles; já no Fundamental II, os alunos aprendem habilidades socioemocionais por meio de minisséries exclusivas e jogos; e no Ensino Médio trouxemos a Youtuber Jout Jout Prazer para sensibilizá-los em relação às suas escolhas pessoais, tão importantes nessa faixa etária."

Duda Falcão e Bruno Elias, presidentes do grupo Eleva, encerraram o evento reafirmando o sonho da Eleva Educação: Ser a melhor solução em educação para todos com aspirações extraordinárias, transformando vidas e o Brasil.

 

 

 

 

AGENDE UMA VISITA

Deseja conhecer a estrutura e a metodologia de ensino do Marillac?